5 profissões nas quais o Brasil é potência mundial

O Brasil ganha cada vez mais destaque na WorldSkills, mundial de educação profissional que reúne competidores de 60 nações. Na última edição, em 2015, o país foi o grande campeão. A expectativa para a disputa nos Emirados Árabes, em outubro deste ano, é bastante positiva, já que o desempenho brasileiro tem impressionado ao longo dos últimos dez anos.  O número de medalhas de ouro obtidas pela delegação verde e amarela saltou de duas, em 2007, no Japão, para 11 em 2015, na cidade de São Paulo. Já no total de medalhas e diplomas de excelência, saímos de 20 para 50 na comparação do mesmo período.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) tem papel fundamental neste cenário: possui o quinto maior complexo de educação profissional do mundo e intensificou ainda mais o treinamento dos competidores brasileiros nas ocupações da indústria (maioria na competição). Além disso, promove a maior disputa de educação profissional das Américas, a Olimpíada  do Conhecimento, que contribui para elevar a qualidade do trabalho dos profissionais técnicos na indústria brasileira e cheguem melhor preparados para os desafios internacionais.

Todos esses fatores fazem do Brasil uma potência em educação profissional. Mas então quais são as profissões que os brasileiros são tradicionalmente os melhores do mundo? Confira abaixo:

1. MECATRÔNICA

Os técnicos dessa área criam sistemas autômatos para a indústria. Para isso, é preciso ter conhecimento de eletrônica, pneumática e tecnologia computacional. Desde 2007 o Brasil só ganhou medalhas de ouro ou prata nessa ocupação: já são cinco edições consecutivas do torneio com hegemonia brasileira entre os postos mais altos do pódio.

Competidores brasileiros em Mecatrônica, Gaspary de Freitas e Diego Basso, no segundo dia de competições da Worldskills 2015

2. DESENHO MECÂNICO EM CAD

O técnico em Desenho Mecânico em CAD utiliza sistemas computadorizados para auxiliar na criação, modificação, análise ou otimização de um desenho de engenharia. Nas últimas cinco Worldskills, o Brasil obteve três medalhas de ouro nessa área, uma de prata e outra de bronze.

Competidor brasileiro em Desenho Mecânico em CAD Leandro Éricles Fronzino, no terceiro dia de competição na Worldskills 2015
3. TI GESTÃO DE SOFTWARES PARA NEGÓCIOS

Um Gestor de Sistemas pode aplicar um conjunto amplo de habilidades ou optar por se especializar em serviços de design, instalação/atualização de sistemas, solução de problemas, configuração de sistemas e dispositivos de rede e suporte ao usuário. O retrospecto brasileiro na Worldskills desde o Japão, em 2007, é de dois ouros, duas pratas e um diploma de excelência.

Competidor brasileiro em Soluções de Software para negócios no segundo dia de competição da Worldskills 2015

4. Polimecânica e Automação

Técnicos em Polimecânica trabalham em vários ambientes diferentes. Têm conhecimentos em mecânica, elétrica e pneumática, produzindo e instalando peças para equipamentos e máquinas de produção autônomas.  Há dez anos os brasileiros estão entre os quatro melhores do mundo nessa categoria. Foram ao todo dois ouros, duas pratas e um diploma de excelência.

Competidor brasileiro em Polimecânica e Automação Felipe Augusto Gutierra, no segundo dia de competição da Worldskills 2015

5. WEB DESIGN

A área de Web Design engloba disciplinas e habilidades para a produção, manutenção, re-design ou atualização de websites. O Brasil vêm se mantendo há cinco edições da Worldskills entre as quatro primeiras posições nessa ocupação. Nossos competidores estão, desde 2007, entre os lugares mais altos do pódio da educação profissional mundial.

Competidor no segundo dia de competições da Worldskills 2013, em Leipzig na Alemanha
Por Mateus Souza Maia
Fotos: José Paulo Lacerda
Da Agência CNI de Notícias

5 profissões nas quais o Brasil é potência mundial
4.2 (84%) 5 votos